fbpx

NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 1960

48548
Seguidores
59
Cursos
549
Avaliações
248000
Formados

“Qualificar as pessoas para terem grandes oportunidades”

QUEM SOMOS

Iniciando em 1954 como artesanato para mães da Creche Da Federação Espírita do Paraná, a Escola Maria Ruth Junqueira, Instituição mantida pela Federação Espírita do Paraná, rapidamente tornou-se profissionalizante pelo Decreto Lei № 6149 de 10/01/38 recebendo da Secretaria de Estado da Educação a Licença de Funcionamento № 600 de 29.09.1960, inaugurando em dezembro do mesmo ano sob a direção da Sra. D. Maria de Lourdes Sperancetta Pinto.

De 1960 a 1973 a Escola funcionou nos moldes de ensino profissionalizante com os seguintes cursos: corte e costura, arte culinária, bordados em geral, artes aplicadas, flores, pintura em tela e tecido, datilografia, trabalhos artísticos, português, matemática e estudos sociais, tendo uma média de 350 alunos matriculados anualmente. Os referidos cursos tinham uma duração em média de 2 anos, e eram certificados pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

Por ocasião da reforma de Ensino sistematizada pela Lei 5692, em 1973, houve a Escola que se adaptar a um novo sistema de atendimento, por solicitação da Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura, que necessitava de Escola e professores na área profissionalizante, para os alunos frequentadores de 5a a 8a séries, do Ensino de 1º. grau dos Estabelecimentos de Ensino oficiais do Estado, e a Escola funcionou assim até o final do ano de 1977 atendendo escolas estaduais na Sondagem de Aptidões e Iniciação às Técnicas do Trabalho.

Em 1977 por decisão da Divisão de Ensino de 1º. Grau foi encerrado o Convênio entre a Escola e a Secretaria de Educação e Cultura .

Após esta deliberação da Secretaria, por atuação de várias pessoas da sociedade, o convênio foi restaurado não só com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, mas também com o Instituto de Assistência ao Menor mudando novamente o sistema de atendimento, através de projeto elaborado pelas professoras Léa Dirce Pimentel e Niza Maria Pinto Guimarães, aprovado pelas entidades conveniadas e ainda pelo Ministério do Trabalho, através do P.I.P.M.O. (Programa Intensivo para Preparação de Mão-de-obra).

Este projeto foi considerado pioneiro no Estado do Paraná.

Após entrada em vigor do projeto, foram elaborados programas e apostilas para os cursos de: datilografia, auxiliar de escritório, modista costureiro, manicuro, cozinheiro e confeiteiro.

Desde a data de elaboração deste projeto, a Escola Profissional Maria Ruth Junqueira vem trabalhando com alunos carentes a partir de 16 anos de idade, de ambos os sexos, oriundos de Curitiba e região metropolitana.

A Sra. Maria de Lourdes S. Pinto, fundadora e diretora da Escola, dirigiu a escola desde 1960, data de sua fundação, até início do período letivo de 1979.

A partir desta data assumiu a direção a professora Léa Dirce Pimentel, que já pertencia ao Corpo Docente da Escola desde abril de 1962.

No decorrer da sua trajetória a escola recebeu apoio de vários segmentos do Estado e Município; assim como de Organização Alemã – Lateinamerika Zentrum; e Programa da Central Geral do Dizimo – Pró Vida para modernizar suas instalações.

Com a grande procura dos cursos ministrados e aperfeiçoados ao longo dos anos, a Escola passou a funcionar nos três períodos: manhã, tarde e noite a partir de 1989, voltados para a qualificação profissional, com o objetivo de preparar os alunos para ingresso no mercado de trabalho como empregado ou como micro empresário.

Os cursos ministrados na época : Digitação, Inglês, Confeiteiro, Panificação, Pizzaiolo, Auxiliar de Cabeleireiro, Manicuro/Pedicuro, Depilação, Modista Costureiro, Costureiro Industrial, Especialização em Jeans, Eletricista Instalador, Eletricista Industrial, Pedreiro, Azulejista, Instalador Hidráulico, Jardinagem, Montagem e Manutenção de Computadores, e todos os módulos na área de Informática.

Ressaltamos que a evolução do número de formandos pela escola vem superando o total de 16.000 alunos.

team-7

Belinda

Js Developer
team-3

Christian

Creative Director
team-5

Robert

Office Manager
team-6

Tony Teo

Support Manager
team-2

Jonathan

Art Director